Os lenços de Viana fazem parte do traje usado, em meados do século dezoito, na zona de Viana do Castelo. São lenços em algodão ou lã fina, com franjas e caracterizam-se pela vasta decoração, com motivos florais, vegetais e cornocópias, que se unem criando uma paleta de cores vibrante e faustosa.
Este é também um lenço muito versátil que, por ser quadrado, tem uma inifinidade de formas de ser usado. No entanto, adoro destes lenços (e até são ligeiramente quentes para a meia estação), mas não queria usar o meu das formas tradicionais e decidi dar-lhe uma nova leitura, transformando-o neste incrível kimono de inspiração folk.
Vejam como foi simples a transformação. :)
Em primeiro lugar, comecei por abrir o lenço e riscar os meios com giz.
Depois de ter o meio marcado, defini uma das metades do lenço para ser a frente do kimono e, nessa parte, desenhei duas linhas paralelas ao meio, a 5 cm de distancia do respectivo. Em seguida, ao chegar à linha que divide frente e costas, desenhei a parte do pescoço, que é ligeiramente arredondada.
Após ter desenhado a abertura da frente, cortei essa mesma parte.
Rematei com ponto de overlock, mas podem fazê-lo com ziguezague, ou simplesmente fazer duas dobras finas para dentro e coser, como uma baínha simples. Assim o tecido já não desfia. ;)
Também rematei as franjinhas da frente, com alguns pontos à mão.
No final, foi só dobrar o lenço ao meio (frente de um lado e costas do outro) e coser com alguns pontos as laterais, por onde saem os braços. Bastam apenas uns pontinhos, só para unir as duas partes, na zona onde está o alfinete das fotos acima, que é mais ou menos a meio das laterais,
Adorei fazer esta transformação e já tem dado muito jeito, já que cá no Porto as temperaturas são tão inconstantes nesta altura do ano.
Não se esqueçam que podem adaptar esta forma de fazer kimonos a qualquer lenço que seja um quadrado perfeito e sejam criativas, como sempre. :)
Adorei o resultado!
ResponderEliminarObrigada Marta, espero que faça furor entre as amigas. Beijinhos
Eliminar