[re]styling | Transformar um lenço de Viana num kimono folk


Os lenços de Viana fazem parte do traje usado, em meados do século dezoito, na zona de Viana do Castelo. São lenços em algodão ou lã fina, com franjas e caracterizam-se pela vasta decoração, com motivos florais, vegetais e cornocópias, que se unem criando uma paleta de cores vibrante e faustosa.

Este é também um lenço muito versátil que, por ser quadrado, tem uma inifinidade de formas de ser usado. No entanto, adoro destes lenços (e até são ligeiramente quentes para a meia estação), mas não queria usar o meu das formas tradicionais e decidi dar-lhe uma nova leitura, transformando-o neste incrível kimono de inspiração folk.
Vejam como foi simples a transformação. :)






Em primeiro lugar, comecei por abrir o lenço e riscar os meios com giz.
Depois de ter o meio marcado, defini uma das metades do lenço para ser a frente do kimono e, nessa parte, desenhei duas linhas paralelas ao meio, a 5 cm de distancia do respectivo. Em seguida, ao chegar à linha que divide frente e costas, desenhei a parte do pescoço, que é ligeiramente arredondada.


Após ter desenhado a abertura da frente, cortei essa mesma parte.


Rematei com ponto de overlock, mas podem fazê-lo com ziguezague, ou simplesmente fazer duas dobras finas para dentro e coser, como uma baínha simples. Assim o tecido já não desfia. ;)
Também rematei as franjinhas da frente, com alguns pontos à mão.


No final, foi só dobrar o lenço ao meio (frente de um lado e costas do outro) e coser com alguns pontos as laterais, por onde saem os braços. Bastam apenas uns pontinhos, só para unir as duas partes, na zona onde está o alfinete das fotos acima, que é mais ou menos a meio das laterais,


Adorei fazer esta transformação e já tem dado muito jeito, já que cá no Porto as temperaturas são tão inconstantes nesta altura do ano.
Não se esqueçam que podem adaptar esta forma de fazer kimonos a qualquer lenço que seja um quadrado perfeito e sejam criativas, como sempre. :)

2 comentários: