[re]styling | Como transformar um top e uma saia num vestido?


Para mim, o melhor do mundo da moda é poder brincar com texturas, padrões, formas e o facto de hoje não existirem restrições para poder-mos usar tudo o que nos apetecer. Hoje em dia e cada vez mais, estar na moda não é apenas seguir as tendências ditadas pelos grandes criadores. Estar na moda é um estilo de vida, onde não há limites para a imaginação e onde o que conta é o gosto pessoal de cada um de nós.
Com estas dicas de reciclagem de roupas, pretendo estimular-vos a perceber o potencial das peças que têm guardadas no fundo do armário e lhes dêem uma nova leitura para que possam recriar o vosso estilo. Porque o mundo da imaginação é inesgotável e eu sei que as vossas cabecinhas são capazes de inventar coisas extraordinárias.




Então, a proposta de hoje é que vasculhem no vosso armário uma top e uma saia que está para lá guardada à espera de uma segunda oportunidade e tentem jogar com os padrões e cores. Tentem que ambas as peças tenham uma cor ou padrão em comum. No meu caso, escolhei estas duas peças por serem o inverso uma da outra, mas em vez de riscas horizontais e verticais, podem tentar conjugar, bolas com quadrados, ou quadrados e riscas, riscas e quadrados, lisos com estampados, enfim. Tudo vale desde que no final as duas peças se complementem.

Vão precisar de...

  • um top de malha
  • uma saia
  • tesoura
  • abre-casas ou tesoura pontiaguda 
  • um fecho invisível ou normal (na cor predominante das peças)
  • máquina de costura
  • calcador para fechos normais ou para invisíveis
  • linha (na cor predominante)
  • fita métrica
  • giz de tecido


Comecei por cortar o cinto da saia ( se a vossa saia for do vosso tamanho, em vez de cortar, descosam). Depois tirei o fecho com um abre-casas.


No meu caso, a saia que usei era cerca de dois tamanhos acima e por isso foi necessário ajustá-la para o meu tamanho e dar-lhe uma forma mais tubular, porque pretendia que a saia fosse uma saia pencil. Também cortei um pouco ao comprimento, porque queria um vestido mais curto. Mas vocês podem dar-lhe a forma que mais gostarem, não há restrições!

Depois de ajustar a saia, passei-a as laterais da mesma na máquina corta-e-cose (overlock), mas como digo sempre, também podem fazer o zigue-zague das máquinas caseiras.


Seguidamente, unimos as laterais, deixando uma abertura de cerca de 20 cm, no lado esquerdo da saia.


E depois, rematamos também o fundo da saia.


Com as sobras do tecido da saia, cortei um novo cinto, mais largo.


Primeiramente, este cinto vai ser cozido ao top. O top terá que ser cortada na cintura e terá que ser feita uma abertura de 10cm, também do lado esquerdo da mesma, para coincidir com a saia.


Depois das duas faces do cinto estarem unidas ao top, é a vez de unir tudo isto à saia. Como podem ver na imagem, com a saia virada do avesso, passamos a mesma por dentro do top e assim, prendemos a saia com alfinetes ao cinto.


 Primeiro unimos a parte interior do cinto e depois a exterior. Tal como na imagem, presas ambas as partes com alfinetes. E fazemos um pesponto juntinho à margem.


Para finalizar, cosemos o nosso fecho no lado que deixamos aberto, fazemos uma bainha invisível à mão ou uma bainha normal, à máquina.

E voilá!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário