[RE]STYLING | De xaile a quimono

O Xaile é um acessório de vestuário para usar solto sobre os ombros, trazido dos países orientais por volta do sec. XVIII e que está repleto de história. Pensa-se que os xailes terão sido introduzidos na Europa por Napolão, que terá recebido de oferta por um quediva egípcio e posteriormente terá ofericido à sua esposa Joséphine de Beauharnais. A peça terá sido bastante cobiçada e em pouco tempo as mulheres mais elegantes da nobreza adoptaram o estilo, que acabou por se alargar por toda a Europa chegando, assim, a Portugal. 


Em Portugal o xaile está associado ao folclore e ao fado, mas só no sec. XX é que passou a estar ao alcance das classes mais baixas (estas peças eram realmente muito caras até então). Esta passou a ser um complemento imprescindível para o usar no dia-a-dia por ser prático de vestir e arrumar, por embelezar e deixar a figura da mulher mais composta.



Este xaile era da minha mãe e é uma das peças que mais me recordo de quando era criança. Penso que ela o deve ter usado raríssimas vezes e aposto que o usei mais vezes na minhas brincadeiras, em que eu fingia ser uma fadista muito requintada com o seu xaile negro e brilhante.

Depois de estar muitos anos guardado numa gaveta, bem escondido lá no fundo, resolvi que ia mudar a história deste xaile. Uma peça tão bonita merece ser exibida e foi assim que decidi transformá-lo num quimono.


Em primeiro lugar, para fazer um quimono como este, é melhor que o xaile seja triangular. Eu comecei por dobrar as duas pontas de cima, em direcção à ponta de baixo. Alfinetei desde essa ponta até cima, deixando 22 cm sem alfinetes para a abertura dos braços.

Por fim, é só coser na máquina desde a parte em que começam os alfinetes até ao fundo.



Sem comentários:

Enviar um comentário