Hoje trago-vos um DIY super simples de fazer e que foi uma grande tendência de Verão mas que ainda podem usar nestes primeiros dias de Outono. O crop-top é um tipo de top que é "cortado" na cintura ou um pouco acima desta e o que vos trago hoje também é conhecido por bralette pois substitui um soutien e vem da família dos corpetes. Estas características todas tornam esta peça super versátil, podem usá-la com blazers, kimonos, saias, shorts, calças e até mesmo com blusas transparentes, que lhe dão um ar sexy e ao mesmo tempo descontraído. Para usar o crop-top correctamente devemos combiná-lo com peças de cinta subida, pois o que o torna sensual (sem parecer vulgar) é o facto de esconder-mos os nossos umbigos.
Este crop-top que escolhi para vos mostrar hoje é inspirado na colecção de Verão de um dos meus designers favoritos, Alexander Wang e podem ver aqui a foto.
Vamos por mãos à obra?! :)
Em primeiro lugar, vamos fazer o molde do peito. Sim, molde!!! Mas não se assustem porque é muito simples, tal como está na imagem. O meu peito é pequeno e portanto estas medidas podem ser pequenas para vocês, mas se tiverem em conta que este que aqui está equivale a um 36, basta aumentarem 1 cm a toda a volta para cada tamanho acima.
Agora que já têm o vosso molde, peguem no tecido que escolheram e cortem 8 triângulos.
A seguir, pegamos em dois triângulos e cosemos unindo o lado interior, um ao outro. E assim sucessivamente até ficar-mos com quatro "peitos".
Deixamos agora a parte do peito de lado e cortamos duas tiras de tecido com 2,5 cm de largura e um comprimento de 48 cm. Dobramos a tira ao meio, no sentido do comprimento, prendemos com alfinetes e vincamos com o ferro. Depois é só cosê-las com uma margem de 0,5cm.
Já temos as tiras cosidas e agora vem a parte mais complicada, virar a tira do avesso (só se torna mais complicado devido à largura da mesma). Então, vamos enfiar uma linha qualquer numa agulha.
Vamos dar um nó no final da linha e passar a agulha de modo a fechar um pouco um dos lados. Entretanto, passamos a agulha por dentro da tira até chegar ao outro lado. Se necessário, podem usar um objeto comprido e fino para ajudar a virar.
Agora que as tiras que vão servir para as alças estão prontas, vamos cosê-las na extremidade de dois peitos. Quando estiverem cosidas, pegamos nas duas partes do peito que sobram e vamos uni-las às partes que têm as alças, com o cuidado de ter as alças no meio das duas partes. O peito já está pronto e agora é só virar para fora e vincar as costuras com o ferro.
Depois de terminarem o passo acima, vamos cortar um retângulo com 22 cm de comprimento e de largura terá a vossa medida de baixo do peito + 2 cm.
Quando tiverem o vosso retângulo cortado, marcam o meio deste e prendem os peitos (do meio para fora) e unem as 3 partes.
Em seguida, dobramos o retângulo ao meio, pelo avesso e de forma a que a parte do peito fique por dentro. E unimos com alfinetes, para coser em seguida.
Depois de cosido, viramos o exterior para fora e, mais uma vez, passamos a ferro para que fique bem vincado.
Agora, dobramos a peça ao meio, prendendo a parte de trás com um alfinete e vamos retirar 1 cm no fundo. Marcamos uma linha a partir desse ponto e a terminar no vértice superior. Cortamos pela mesma linha. Isto é importante para que o nosso crop-top fique justinho.
Estamos quase na reta final do nosso crop-top e só falta a coser o fecho. Colocam o fecho conforme está descrito na imagem, primeiro cosem um lado e depois o outro. Depois de prenderem o fecho é importante dar uns pontinhos na parte superior (à mão ou à máquina) para que este não se desfaça, o que não seria nada conveniente!!!
Agora, para terminar o fecho, é só cortar o excesso de fecho e rematar por dentro para que não desfie, com uma corta-e-cose, à mão ou com o zigue-zague das máquinas domésticas.
Finalmente, vamos colocar as alças à nossa medida e cosê-las.
Tcharaaaaaaaaam!!! :D
Aqui está o nosso crop-top, ou bralette se quiserem ser mais chiques! Aprovam? Então de qu estão à espera para fazer os vossos, é tão simples e podem ter os que quiserem, nas cores e materiais que quiserem.
Até ao próximos post,
Kiss, kiss.
Rute Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário