Olá, hoje trago-vos o passo-a-passo deste kimono com franjas, num tecido que me veio bater à porta há umas semanas e que eu adorei. Só não sabia o que fazer com ele até que, se fez luz e achei que era perfeito para fazer um kimono bem fashion e ao meu estilo.
Já vos tinha falado de kimonos e formas de os usar aqui neste post e como é realmente uma peça tendência muito simples, achei que fazia todo o sentido ensinar-vos a fazê-la de uma forma prática.
Vamos precisar de:
- 1 retângulo com 75 x 54 cm (como o meu da esquerda, mas este está dobrado ao meio)
- 2 retângulos com 75 x 20 cm
- 2 " com 58 x 28 cm
- 2 " com 75 x 14 cm de um tecido que contraste bem com o vosso se for liso, ou que faça pendant com alguma das cores no caso de ser estampado (este retângulo está numa foto mais abaixo).
- 1 fita métrica
- 1 tesoura
- 1 giz de tecido (também posem usar sabonete que dá o mesmo efeito)
- Vamos começar pelo retângulo maior. Assim, dobradinho ao meio como está na primeira foto da sequência acima.
- Com a ajuda de uma fita métrica, vamos marcar 20 cm no sentido da largura e 2 cm no sentido do comprimento.
- Agora ficaram com 2 pontos e vão unir esses pontos a formar uma linha, que começa perpendicularmente à dobra do tecido e termina com uma curva no fim.
- Em seguida cortamos essa meia lua que desenhamos e, quando abrimos o tecido, vai ficar parecido com a foto da direita. E temos as costas!!!
- Agora, pegamos num dos retângulos mais estreitos (que vai ser a parte da frente do nosso kimono) e alfinetamos a um dos lados mas com o avesso do tecido parar dentro. Eu já explico porquê! ;)
- Colocamos alfinetes para unir os ombros e as laterais. Na lateral, deixamos um espaço de 30 cm na parte superior (para as mangas) e na inferior, 15 cm (para as franjas).
- E cosemos as duas parte, uma à outra, usando a largura de calcador como margem.
- Como podem ver na foto da direita, não uni até em baixo nem em cima.
- Agora, vamos virar o avesso para fora, damos uns cortes de 1 cm para diferenciar as zonas que não estão cosidas (e isto é muito importante porque também facilita na costura).
- E alfinetamos novamente, ombro e lateral.
- Cosemos novamente com costura à largura do calcador e repetimos o processo para o outro lado do kimono.
- Depois de ter-mos as duas partes da frente montadas, o interior do kimono vai ficar como está na foto. Com esta técnica de fazer costuras o tecido não desfia e fica um acabamento muito mais bonito.
- Agora que temo a parte do corpo montada, vamos passar para as mangas, utilizando os retângulos mais pequenos.
- Dobramos os retângulos ao meio e alfinetamos a costura;
- E cosemos à largura do calcador, com o avesso para dentro.
- Viramos o avesso para fora e voltamos a coser com mesma largura. tal como fizemos com as laterais do corpo.
- E o efeito fica igual ao da foto da direita.
- Seguidamente, montamos a manga. Tal como na foto, o kimono com o avesso para dento e a manga com o avesso para fora. A costura da manga deve ficar virada para baixo, para a axila, neste caso.
- E cosemos a manga exactamente com as mesma margem que temos utilizado até agora.
- Viramos do avesso e voltamos a coser, tudo da mesma forma.
- Agora, para fazer a gola a toda a volta, pegamos nos dois retângulos que vos pedi na lista de material.
- Cosemos uma das extremidades.
- Alfinetamos este retângulo a toda a volta do decote, tendo em conta que a costura que fizemos ficará no centro do decote das costas.
- Cosemos e depois de cosido, com a ajuda do ferro, vamos vincar a parte que não está cosida 1 cm para dentro.
- E, em seguida, dobramos o tecido para dentro e prendemos com alfinetes, deixando uns milimetros desencontrado da parte da frente.
- Cosemos pelo direito do kimono e, desta vez, vamos coser sempre pela linha que separa os dois panos para que esta fique invísivel.
Estamos na recta final para acabar o kimono mas esta parte, apesar de ser a mais fácil é a que requer mais paciencia, pois demora uma pouquinho. Se tiverem com preguiça podem terminar já o vosso kimono com uma baínha, pois também fica bonito. Eu é que quis dar um ar mais moderno e pronto, gosto de complicar um pouquinho. :D
- Então, por fim, vamos desfiar as baínhas. A parte de baixo desfiamos até onde cosemos as laterias e as mangas desfiamos até cerca de 4 ou 5 cm.
- E, quando tivermos tudo desfiado, vamos dividir as franjas mais ou menos da mesma largura e damos um nó em cima e outro no fundo.
NOTA: As medidas para este kimono são para pessoas que vistam S/M, para fazerem para os seguintes tamonos, contam quantos números a mais vocês vestem e basta alargar 1,5 cm de cada lado para cada tamanhos acima.
Gostaram deste passo-a-passo?! Deixem a vossa opinião e também as vossas sugestões de passo-a-passo que gostariam de ver aqui no Vestir Ideias.
Boas costuras,
Kiss, kiss.
Eu A-D-O-R-O kimonos com franjas. Com estas tuas dicas acho que estou capaz de fazer um (ou não, eheheheh).
ResponderEliminarhttp://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/
Experimenta, vais ver que é divertido e podes usar o tecido que mais te agradar. Também é uma boa ideia para oferta. :)))
Eliminar