Os tops básicos são daquelas peças fundamentais em qualquer guarda-roupa. E, por isso, hoje decidi mostrar-vos uma forma muito simples de fazerem os vossos próprios tops de cetim (de seda ou sintético) para que se sintam lindas e confortáveis nos dias em que a falta de tempo não vos permita fazer grandes escolhas. Estes tops são muito práticos, versáteis, ficam bem com tudo o que têm no vosso roupeiro e o melhor é que são super fáceis de fazer!
Vamos precisasar de...
- 3 folhas A1 de papel vegetal ou papel de jornal
- régua e/ou esquadro
- 2 canetas de feltro de cores diferentes
- 1 lápis de grafite
- cerca de 80 cm a 1m de cetim (para cada uma)
- linhas da cor do tecido
- giz de modelagem
- alfinetes
- tesoura para cortar tecido e outra para papel
- fita métrica
- máquina de costura
- ferro de passar
Em primeiro lugar, vamos desenhar o molde no papel com as medidas que podem ver na fotografia. Estas medidas são para o tamanho M, Caso queiram fazer um número maior basta dar mais 1 cm de largura nas laetrais, tanto para a frente como para as costas.
Explicando melhor o molde, o que está delineado a violeta é referente à parte da frente do modelo e o que está delineado a verde é referente às costas. Os moldes geralmente são feitos Às metades (metade da frente e metade das cotas) não só para poupar folhas mas para que as peças saiam perfeitamente simétricas quando cortadas no tecido.
Após ter-mos desenhado o molde, vamos passá-lo a limpo. Pegamos nas outras duas folhas e vamos passar para cada uma delas a frente e as costas do top. Feito isso, vamos cortar à volta os moldes que decalcamos. (Esta até é uma parte relaxante!)
De seguida, dobramos o cetim ao meio e pousamos em cima da mesa, muito bem esticado para que o tecido fique bem cortado. Com o tecido dobrado ao meio, colocamos o molde sobre o tecido com o seu meio a coincidir com a dobra do tecido deste modo, conseguimos cortar ambas as partes em simetria). Ainda antes de cortar, vamos riscar a toda a volta do molde uma margem de 1 cm, para as costuras e por fim, cortamos.
Agora que temos as nossas peças cortadas, vamos unir as laterais e ombros na máquina de costura e depois passamos as mesmas pela corta-e-cose (overlock) ou fazemos o zigue-zague que vem nas máquinas caseiras. Isto permite que a peça não desfie e consequentemente dure mais tempo.
Usamos o mesmo procedimento à volta do decote, das cavas e do fundo do top. e, para terminar, dobramos o corta-e-cose (ou zigue-zague) para dentro (cerca de 1 cm ou um pouco menos), vincamos essas dobras com o ferro no médio e pespontamos as partes rematas.
Fácil não é?! Podem fazer imensos tops destes e com outros materiais para além dos que sugeri. Usem a imaginação e sintam-se modernas e confiantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário