Recicla o teu estilo | Blusa vintage de trespasse

Olá, já há algum tempo que não vos trazia uma reciclagem! Hoje vou mostrar-vos como é que esta blusa se transformou nisto que aqui está na foto.

As blusas de trespasse são uma forte tendência e então, resolvi ver no baú dos trapos uma blusa que pudesse transformar numa destas. Estão curiosas?! Vejam como se deu o processo de transformação desta blusa.

Como podem ver, a blusa era bem diferente.

Utilizei estes materiais:


  • 1 blusa antiga (que seja bem larga)
  • 1 régua
  • giz para tecido
  • um abre-casas (facilita no processo de descoser costuras)
  • 1 tesoura para tecido
  • alfinetes
  • 2 molas do tamanho mais pequeno (que não estão nesta foto, mas podem ver no final)


Primeiro, descosi a gola e a baínha da frente.


Após o passo acima, dobrei a blusa a meio, de modo a que as duas partes da frente ficassem uma sobre a outra e desenhei um decote em «v» e no fundo risquei uma reta, desde o inicio da racha até à outra ponta. Nesta foto não dá para ver bem, mas basicamente é um triângulo que desenham na base da frente. E, a seguir, unindo as duas parte com alfinetes, cortei peças linhas que desenhei.


Entretanto, depois da peça já ter a forma que queria, cortei duas tiras de mousseline (podem fazer com outro tecido) com 4 cm de largura de e com metade da altura + 1cm  para dar o acabamento à volta do decote. Tambem cortei mais duas para o punho, com 4 cm de altura e de largura, a volta completa do punho, mais 3 cm. 
Após estarem estas tiras cortadas, cosi as duas tiras maiores (do decote) e, colocando a costura do meio da tira sobre o meio do decote das costas, prendi-a a toda a volta com alfinetes, para depois cose na máquina.


Primeiro cosi a parte exterior, depois dobrei 1 cm para dentro, vinquei com o ferro e virei mais um cm para dentro, voltando a vincar. A seguir a isto, prendendo novamente com alfinetes, fiz um pesponto sobre a tira, encostada à costura que une as duas partes.


Depois de dar o acabamento com este vivo a toda a volta, está na hora de dar o acabamento à baínha. Então, uni as duas bases da frente com alfinetes de modo a que a costura ficasse virada para dentro. e depois de cosidas as duas partes, dei o acabamento para não desfiar com a minha corta-e-cose caseira, mas pode ser com o zigue-zague de uma máquina de costura normal caseira.


E para finalizar, removi o punho, porque já não tinha nada a ver com o resto da blusa e dei-lhe o mesmo acabamento do decote.


Cosi uma mola em cada punho para ajustar e dei uns pontos à mão, no sitio onde vêm o alfinete da foto do lado direito, para fechar o decote.


E foi este o resultado. Deixei-a com a traseira mais comprida para dar um toque mais fashion e atual.

O que dizem desta transformação. Partilhem a vossa opinião!!!

Kiss, kiss,
Rute Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário