CORTA A TEU JEITO | DIY Saia pencil


Oláááá! Aqui estou eu de novo e hoje vou mostrar-vos como fazer uma saia pencil básica. :)
Esta saia é um clássico dos clássicos e não há nada mais elegante na minha modesta opinião. Elas voltaram em força neste Inverno e estão por todo lado. A minha queridíssima irmã, que é também super fashion como vocês, pediu-me para fazer-lhe uma, muito simples e em vermelho (Uuuuuuuhhhh)
Desafio aceite e, motivo para postar aqui no blog, já que é realmente uma das peças mais simples de fazer. E todas nós gostamos de saias, não é verdade? E se podessemos ter várias, de cores diferentes, melhor ainda. Então, preparem-se para a aula e façam a vossa saia, com o tecido e padrão que desejarem, tudo depende da vossa imaginação.




































Para começar, vão precisar de 1 metro de tecido e desse metro vão cortar dois retângulos com a largura de metade das vossas ancas + 4 cm e com o comprimento que desejarem dar à saia + 3 cm. Esta que fiz para a minha irmão tem 75 cm de comprimento.
  • Depois de ter-mos os nossos retângulos, pegamos num deles, dobramos a meio, no sentido do comprimento e vamos marcar as alturas. O topo do tecido é a linha da cintura, paralelamente à linha da cintura marcamos a linha das pequenas ancas, que geralmente anda a 9/10 cm de distância. A linha das pequenas-ancas anda na zona em que as calças de cinta baixa assentam. A linha das ancas costumas estar de 22 a 25 cm de distância da cintura (peçam a alguém para vos medir estas distancias para facilitar). Entretanto, fazem o mesmo esquema no outro retângulo.



































  • O passo seguinte é marcar os pontos principais para desenhar a lateral da saia. São eles, 1/4 da largura da cintura + 4; 1/4 das pequenas ancas + 1 e 1/4 da volta das ancas + 1. Ainda na linha da cintura, vamos dividi-la ao meio e, a partir do meio, vamos marcar 1,5 cm para cada lado, na linha do meio marcamos um ponto 1 cm abaixo da linha das pequenas ancas e desenhamos um triângulo, que vai ser a pinça da saia. Do outro lado, marcamos igual.
































  • Agora, no canto superior esquerdo, junto à dobra do tecidos, marcamos um ponto 1 cm abaixo e começamos a desenhar a saia pencil, tal como mostro nas imagens. Feito isto, cortamos esta, que vai ser a parte da frente da saia.



















  • A frente já está cortada?! Então, vão colocá-la sobre o outro retângulo, com as linhas a coincidirem com as debaixo e cotamos a parte das costas, apenas na lateral, porque a parte de cima das costas mantem-se reta.  Marquem apenas os pontos da pinça.



































  • Quando tiverem as costas da saia já cortadas, vão fazer um piquinho  nas linhas da pequena e grande anca, com a ponta da tesoura (que é importante que seja bem afiada). E vão marcar a pinça das costas, exatamente como fizeram paraa frente, só que esta pinça é mais comprida, termina mais ou menos no meio, entre a pequena e grande anca.




















  • Depois de marcar as pinças e tudo direitinho, dividimos a parte das costas ao meio.


















































  • Agora, para finalizar a parte do corte, com o pedaço de tecido que sobrou, vão dobrá-lo ao meio e sobrepor a frente da saia, com as dobras do tecido encostadas e a linha das pequenas ancas alinhadas com o fundo e, a seguir, cortam à volta. Fazem a mesma coisa para as costas.



































  • Vão ficar com algo parecido com a foto do canto superior direito. Isto vai servir para fazer uma vista interior, que é uma espécie de forro ( p'ra ficar mais bonito). 
  • E já que acabamos a parte corte, passamos já à fase seguinte. Vamos fechar as pinças, com está na imagem, vincá-las com o ferro e cosê-las. Depois das pinças cosidas, unimos as laterais.



















































  • Agora, vamos fazer o mesmo que fizemos nos passos acima e unir as pinças da frente e das costas da saia.
  • E, em seguida, unimos as laterais da saia e as costas, deixando cerca de 25 cm para o fecho e o mesmo, mais ou menos, para a racha. 
  • Vão passar as laterais na corta-e-cose ou então no ponto zigue-zague da vossa máquina de costura.

E passamos para a fase do fecho. Eu escolhi este de metal dourado para dar um ar mais moderno, já que é uma saia muito simples.

  • Vão coser o fecho, para coser este tipo de fecho vão precisar de um calcador para fechos, normal. Porque existem imensos tipos de calcadores para diversos tipos de trabalho ou materiais. Posso fazer um post sobre isso um destes dias, para vos dar uma explicação breve sobre os calcadores mais utilizados em costura.
  • Depois de coserem passam essa parte na corta-e-cose ou no zigue-zague.






























  • Agora, na costura que dá seguimento ao fecho, vão virá-la para dentro 1 cm, prendê-la com alfinetes, passá-la a ferro.( Isto noutro contexto pareceria um pouco sádico! kkkkkk) Depois é só coser junto ao ponto de corta-e-cose.
  • E vão marcar a baínha, a 3 cm, prender a toda a volta com alfinetes e vincar com o ferro, para coser em seguida a 2,5. Geralmente as máquinas têm umas linhas guia para que as baínhas saiam perfeitas.







































  • Estamos quase a terminar. Agora vamos unir a vista (aquelas espécie de forro que cortamos anteriormente) ao topo da saia. Virar a vista para cima e vincar essa com o ferro, para depois fazer um pesponto juntinho à linha por onde estão unidas as duas peças.

















  • Para terminar, vira-se a vista para o interior da saia e unimos as costas desta ao fecho, com estes pontinhos à mão, como vêm na imagem. e depois, dãose uns pontinhos só a unir as costuras laterais.


Foi assim que ficou a saia da minha mani, fashion que dói!!! :p

Espero que tenham gostado e que enriqueçam o vosso guarda-roupa ao usarem a vossa imaginação e a abusarem da saia pencil.


Kiss, kiss.
Rute Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário