Este vestido entrou no meu roupeiro num Carnaval há 2 anos e, desde então, virou mono. Olhei para ele muitas vezes a pensar seriamente o que é que me tinha dado pra comprar algo que nada tem a ver comigo (talvez fosse pela cor, que era moda na altura).
Depois de tanto desdenhar dele, decidi tirá-lo do armário e dar-lhe uma oportunidade de ser usado.
Este foi o resultado final e para chegar aqui precisei dos seguintes materiais:
Esquadro; régua; tesoura; elástico com 1 cm de largura (um elástico com a medida da tua da cintura e mais dois com metade da largura da cintura menos 7 cm) ; giz para tecido; linha da mesma cor do tecido e alfinetes.
Primeiro tracei a linha da cintura a cerca de 45 cm de distância do ponto mais alto do ombro. Em seguida tracei dois triângulos (ou espécie de) nas laterais, acima da linha da cintura. A largura destas aberturas laterais fica ao vosso critério. Eu abri cerca de 7 cm na linha da cintura e em cima, cerca de 5 cm.
Cortei pelas linhas que marquei...... e depois tirei as fitas laterais (medonhas).
Depois de cortar, ficamos com duas peças, a parte de cima e a de baixo. Passei as duas partes numa máquina caseira de corta-e-cose, para que as peças não desfiem.
O seguinte passo é simples e consiste em alfinetar, prendendo a parte de cima à parte de baixo, sempre pelo avesso. Cosi uma à outra deixando 2,5 cm de margem. E voltei a colocar alfinetes para fazer as passagens dos elásticos na cintura.
Cosi as margens que deixei para o elástico dando 1 cm de de valor de costura (mas podem dar menos e fazer a costura à largura de calcador).
Como podem ver na figura em baixo, do lado esquerdo, não cosi na totalidade e deixei um espaço com cerca de 3 cm. Fiz isto para poder passar o elástico facilmente, por dentro da costura.
Passei o elástico a toda a volta com a ajuda de um alfinete na ponta. Quando as duas pontas do elástico estão de fora, cosemos unindo uma ponta à outra ponta.
Fiz a mesma coisa na parte de cima. Passei os outros 2 elásticos na parte superior do vestido e, para finalizar, fiz uma costura de 0,5 cm na lateral para rematar.
Neste ponto, vesti o vestido para ajustar a parte de cima ao meu corpo pois estava muito larga. Tive que apertar a lateral do vestido cerca de 5 cm de cada lado. Como não precisei de apertar na zona das cavas, desenhei apenas um triângulo na zona a apertar e cortei (um de cada lado).
Para finalizar, esta manga já não tinha nada a ver com a nova forma do vestido e por isso, também as cortei deixando as cavas sem acabamento. Isto que dá um ar mais jovem e praia ao nosso vestido.
Vocês podem usar este vestido como inspiração para outros básicos que tenham no vosso roupeiro e que já n usem, ou que queiram apenas dar um ar mais cool!
Ficou lindo vestido, parece msm que compras te já assim
ResponderEliminarOlá Jéssica, obrigada. Vão aparecer mais transformações em breve! Volta sempre ;) beijinho
EliminarWow.. adorei a transformação! Ando a ver se aprendo a fazer dessas coisas, mas não é fácil :)
ResponderEliminarSem Jeito Nenhum Blog